quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Final do ano

Pois é o ano de 2010 está quase terminando ... as lojas começam a receber a decoração de Natal, os filmes da sessão da tarde voltam a ser os clássicos filmes de Natal que nem o "Esqueceram de Mim". E vão começar as retrospectivas na Tv fazendo você relembrar muita coisa que aconteceu no ano e já tinha esquecido.



E você? Já começou a pensar na lista de presentes para Papai Noel? Fez aquele balanço das suas atitudes ao longo do ano para saber se tem a chance de ganhar alguma coisa realmente ou se sua meia vai ficar vazia [também] neste ano? A maioria das pessoas que lêem esse blog provavelmente não acreditam mais em Papai Noel [se você ainda acredita NÃO leia o parágrafo a seguir].



Mesmo Papai Noel não existindo essa reflexão das nossas atitudes ao longo do ano que nossos pais fazem tem uma boa razão. Quantos de nós não ficamos várias noites em claro pensando se iríamos ou não ganhar os presentes natalinos. Felizmente eu sempre ganhei =) Conforme vamos crescendo essa reflexão "fui um bom menino(a)" começa a perder o sentido porque sabemos quem são os verdadeiros Papais e Mamães Noeis e na maioria das vezes independentemente se limpamos o quarto, matamos aula ou lavamos a louça recebemos os presentes.



[Você que ainda acredita em Papai Noel pode voltar a ler não tem perigo apartir daqui]

Ao final do ano devemos SIM fazer as nossas próprias retrospectivas e analisar o que fizemos de bom, o que poderíamos ter feito melhor, o que prometemos no ano anterior não fazer e fizermos e assim por diante. Realmente lembrar de tudo pela memória é para poucos [que não é o meu caso]. Abaixo vou explicar como EU faço essa minha reflexão.



Procuro um lugar agradável [que não necessariamente é minha casa muito embora eu considere como uma segunda casa] pego uma folha sulfite A4 lápis e borracha. Tenho hábito de anotar muitas coisas na agenda de papel então elas sempre me ajudam a relembrar dias importantes que aconteceram neste ano. Enumerados todos os eventos do ano vou pensando nas lições aprendidas em cada dia/evento. Por último o que não deu muito certo já começo a fazer planos para que muito em breve de.



E você? O que aconteceu no seu ano? Conseguiu fazer a dieta que viu na revista e prometeu no ano anterior que começaria? Conquistou aquele sonho de criança? Conheceu alguém que mudou a sua vida? Realmente é final de ano SIM, mas o ano ainda não acabou. Comece hoje a pensar no seu amanhã. =]

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Descartável e reciclável

O que é uma coisa descartável? De acordo com o Wikipedia: "um produto concebido para prazo curto de uso, em vez de médio e longo prazo de durabilidade, a maioria dos produtos descartáveis são destinados apenas para uma utilização."

Ouvi certo dia de uma professora que informação é algo descartável e reciclável. A princípio confesso que não intendi muito bem o que a professora quis dizer com essa frase. Parando para refletir um pouco pense em todas as informações que você recebeu hoje desde o momento que acordou até a hora que vai dormir. Não quero entrar no mérito da qualidade das informações que você recebeu sejam elas boas ou ruins tenho certeza que você teve contato com uma quantidade enorme de informações. E tenho certeza que você não vai se lembrar de 10% de tudo aquilo que recebeu.

Pois é esses 10% que você se lembrou contém as informações que você entendeu como mais importantes ou por algum motivo se "fixaram" mais do que as outras na sua mente. Amanhã desses 10% apenas um percentual vai ser reaproveitado e assim sucessivamente. O que quero dizer com isso tudo é que a informação é SIM descartável, selecionamos aquilo que nos convém e descartamos o que não nos tem utilidade. Mas de todas essas informações que voce descartou alguma poderia ser útil para outra pessoa. Nesse momento que entra em cena o reciclar. Não digo que você deve reciclar toda informação que vai descartar mas tentar destinar parte disso tudo para "reciclagem" pode ser útil para outras pessoas.

É assim que a vida funciona descartamos, reciclamos e vamos vivendo . . .

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que é a felicidade?

Aproveitando o tempo hoje resolvi escrever um pouco.

Como você leitor responderia essa pergunta? Genericamente posso dizer que felicidade é passar um tempo com as pessoas que você gosta fazendo o que quer que seja, é encontrar aquela pessoa que faz você se sentir único e saber que esse sentimento é mútuo ou simplesmente tirar uma boa nota numa prova difícil.

Independentemente da sua concepção de "felicidade" acredito que ele deve estar ligado a um sentimento bom. A felicidade não é algo fácil de se alcançar pelo menos na minha opinião. Para mim, a felicidade não é nada mais que um prêmio que conquistamos depois de superar dificuldades.

Exemplificando para clarear as idéias: a felicidade para Kelly é passar um tempo com seus amigos independentemente da atividade. Mas infelizmente ela e seus amigos não podem ficar 24 horas juntos, já que cada um tem suas atividades escolares, familiares em resumo sua própria vida. Sendo assim para que todos possam se reunir cada um precisa organizar sua própria vida para ter um tempo para sairem juntos. Neste caso sair com os amigos seria a felicidade como prêmio.

Acho que nós devemos sempre estar a procura da nossa felicidade ou as "nossas felicidades" (se mais de uma coisa te faz feliz), no entanto como eu mencionei no parágrafo anterior para atingirmos uma felicidade precisamos nos organizar e vencer ainda mais dificuldades. Veja como:

Exemplo 2: Angelina adora sair com as amigas, ficar com seu namorado e ir bem nas provas. Ultimamente as amigas reclamam que ela só sai com o namorado, o namorado reclama que ela só estuda e não dá atenção a ele e os estudos bom esses não reclamam ainda, mas tem quem reclame por eles. Impossível resolver a vida dela? Eu diria que não, porém isso não quer dizer que a solução seja simples... Uma sugestão, ela poderia marcar de estudar com as amigas "resolvendo" 2 problemas de uma vez não que estudar com seus amigos resolva o problema estudo e amigo em todos os casos, porque assim como tem que prefira estudar sozinho tem quem prefira estudar com alguém. Existem sempre casos e casos. Esta foi apenas uma sugestão hipotética espero que tenham entendido.

Conforme vamos crescendo nossas vidas começam a ficar mais atarefadas e somos obrigados a abrir mão de algumas coisas para que outras entrem no seu lugar. A felicidade é uma coisa que devemos procurar ter sempre em nossas vidas, porque nos motiva a realizar as tarefas chatas (estudar para muitos) para no final termos nossa recompensa. Esse é um dos melhores sentimentos na minha opinião o sentimento de dever cumprido e o prêmio a nossa espera.

Pense hoje o que te faz feliz, faça planos para atingir sua felicidade e seja feliz =)
Cansa, mas o prêmio compensa!

Agradeço a todos que visitam o blog e aos que comentam também.
Meus sinceros agradecimentos.