Neste ano de 2010 estamos num ano eleitoral, já fiz um post sobre o tema político, mas vale lembrar que o presidente do Brasil será o nosso líder por 4 anos.
Liderança, de acordo com muitos profissionais uma qualidade cada dia mais escassa no mundo em que vivemos. Mas infelizmente essa qualidade é muito importante para o bom funcionamento de uma empresa, país, loja ou o quer que seja.
O conceito de líder pode ser muito bem entendido pela leitura de O Monge e o executivo, melhore meu entendimento do conceito por meio deste livro e recomendo totalmente.
Muitas vezes o líder é imposto devido a razões históricas (monarquia por exemplo), atualmente no Brasil vivemos numa democracia em que a vontade da maioria define o líder do país, no caso o presidente.
Falando agora um pouco no ambiente corporativo, para não parecer que estou me referindo as eleições. O líder além de ter o dever de organizar e planejar o rumo da empresa tem uma imagem muito importante dentro da empresa. Porque seus colaboradores (porque não gosto do termo subordinado ou empregados) muitas vezes o vêem como um modelo a ser seguido. Para tentar simplificar o entendimento vou colocar um exemplo: o Sr. Peixoto assumiu o cargo de gerência na sua empresa de atum enlatado (Peixoto, atum entendeu? Para que não entendeu foi uma piada!). Seus colegas de trabalho ficaram felizes com a escolha, porque a maioria sabe todos os esforços que ele fez pela empresa. Ele sempre teve a ética e boa conduta como princípio de vida e com certeza vai passar isso ao seus colaboradores. Assim como a vida não são apenas coisas boas com certeza passará por momentos difíceis, terá que tomar decisões, mas como tem princípios de vida vai apoiar-se neles para tomar suas decisões.
A lição que gostaria de tirar desse exemplo é que bons líderes geram bons colaboradores e esses num futuro não muito distante vão gerar outros bons colaboradores e assim sucessivamente. Lógico que o contrário infelizmente também acontece.
Falando da minha experiência tive chefes de diferentes estilos e foi bom ter essa diversidade. Felizmente um que sempre me espelho foi o meu primeiro chefe, aprendi muitas coisas diretamente com ele e muitas outras indiretamente. Maus lideres também passaram pela minha vida, mas felizmente não me deixei contaminar pela sua conduta e mantive a minha. =)
O mundo precisa de líderes que num futuro próximo estarão traçando o futuro da sua empresa, seus país e do mundo. Por isso espelhe-se nos bons líderes, porque quem sabe você não vai ser um ?
Existem qualidades que são atribuídas aos bons lideres, mas isso deixo para vocês pesquisarem um pouco ;P
Concluindo gostaria de agradecer a todos os comentários nos outros posts, fiquei realmente surpreso com algumas opiniões e agradeço de verdade.
Na medida do possível (e quando tiver inspiração) tentarei postar.
Obrigado mesmo a todos que lêem o blog e principalmente aos que comentam.
Ser líder pode ser um perigo, mas acho que um líder surge naturalmente...
ResponderExcluirCargos são preenchidos por pessoas que são votadas/escolhidas, mas não são líderes por natureza!
Os verdadeiros líderes são os que surgem pelo mérito! =)
Fiz um post sobre as eleições desse ano, dá uma olhada depois! =D
Abração, mano!
Concordo em parte com o phill, lideres surgem naturalmente, mas acredito que muito também se deva a educação propria e a personalidade da pessoa.
ResponderExcluirAcho ainda que a maior caracteristica de um chefe seja a autonomia, porque a autonomia é o que melhor demonstra copetencias.
Exemplificando.
Temos dois trabalhadores X e Y. O trabalhador X está a muito tempo na empresa ocupando o mesmo cargo. Y, por sua vez, trabalha naquele cargo a um ano e foi promovido a um cargo de maior prestigio que o de X.
O trabalhador X sem entender o que estava acontecendo perguntou ao chefe o que estava acontecendo. Então o chefe lhe pediu que fosse até o mercado e vice quanto custava a melancia, pois tinha interesse em oferecer frutas para os trabalhadores.
X foi e voltou do mercado e disse ao chefe que não tinha melão. Então o chefe chamou ou trabalhador Y e pediu que fizesse o mesmo que pediu a X. Y mesmo não sabendo de nada sobre o trabalhador X e o chefe foi e voltou do mercado também, porem disse algo diferente de X. Y falou para o chefe que não tinha melancia, mas que o morango estava um preço, que as uvas estavam outro preço, que a laranja estava outro preço, etc.
Eis porque Y foi promovido e X não. Quer dizer, certas extra-ordinariedades fazem a diferença dentro de qualquer instituição, ou seja, autonomia. Muito mais interessante é o alunoq ue busca não somente aquilo que o professor pede/manda fazer, como também aquilo que lhe podera ser favoravel.
=D
Bom é isso. See you!