Um minuto é tempo mais que necessário para você pensar um pouco sobre sua vida ... e quem sabe muda-la?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Final do ano
E você? Já começou a pensar na lista de presentes para Papai Noel? Fez aquele balanço das suas atitudes ao longo do ano para saber se tem a chance de ganhar alguma coisa realmente ou se sua meia vai ficar vazia [também] neste ano? A maioria das pessoas que lêem esse blog provavelmente não acreditam mais em Papai Noel [se você ainda acredita NÃO leia o parágrafo a seguir].
Mesmo Papai Noel não existindo essa reflexão das nossas atitudes ao longo do ano que nossos pais fazem tem uma boa razão. Quantos de nós não ficamos várias noites em claro pensando se iríamos ou não ganhar os presentes natalinos. Felizmente eu sempre ganhei =) Conforme vamos crescendo essa reflexão "fui um bom menino(a)" começa a perder o sentido porque sabemos quem são os verdadeiros Papais e Mamães Noeis e na maioria das vezes independentemente se limpamos o quarto, matamos aula ou lavamos a louça recebemos os presentes.
[Você que ainda acredita em Papai Noel pode voltar a ler não tem perigo apartir daqui]
Ao final do ano devemos SIM fazer as nossas próprias retrospectivas e analisar o que fizemos de bom, o que poderíamos ter feito melhor, o que prometemos no ano anterior não fazer e fizermos e assim por diante. Realmente lembrar de tudo pela memória é para poucos [que não é o meu caso]. Abaixo vou explicar como EU faço essa minha reflexão.
Procuro um lugar agradável [que não necessariamente é minha casa muito embora eu considere como uma segunda casa] pego uma folha sulfite A4 lápis e borracha. Tenho hábito de anotar muitas coisas na agenda de papel então elas sempre me ajudam a relembrar dias importantes que aconteceram neste ano. Enumerados todos os eventos do ano vou pensando nas lições aprendidas em cada dia/evento. Por último o que não deu muito certo já começo a fazer planos para que muito em breve de.
E você? O que aconteceu no seu ano? Conseguiu fazer a dieta que viu na revista e prometeu no ano anterior que começaria? Conquistou aquele sonho de criança? Conheceu alguém que mudou a sua vida? Realmente é final de ano SIM, mas o ano ainda não acabou. Comece hoje a pensar no seu amanhã. =]
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Descartável e reciclável
Ouvi certo dia de uma professora que informação é algo descartável e reciclável. A princípio confesso que não intendi muito bem o que a professora quis dizer com essa frase. Parando para refletir um pouco pense em todas as informações que você recebeu hoje desde o momento que acordou até a hora que vai dormir. Não quero entrar no mérito da qualidade das informações que você recebeu sejam elas boas ou ruins tenho certeza que você teve contato com uma quantidade enorme de informações. E tenho certeza que você não vai se lembrar de 10% de tudo aquilo que recebeu.
Pois é esses 10% que você se lembrou contém as informações que você entendeu como mais importantes ou por algum motivo se "fixaram" mais do que as outras na sua mente. Amanhã desses 10% apenas um percentual vai ser reaproveitado e assim sucessivamente. O que quero dizer com isso tudo é que a informação é SIM descartável, selecionamos aquilo que nos convém e descartamos o que não nos tem utilidade. Mas de todas essas informações que voce descartou alguma poderia ser útil para outra pessoa. Nesse momento que entra em cena o reciclar. Não digo que você deve reciclar toda informação que vai descartar mas tentar destinar parte disso tudo para "reciclagem" pode ser útil para outras pessoas.
É assim que a vida funciona descartamos, reciclamos e vamos vivendo . . .
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
O que é a felicidade?
Como você leitor responderia essa pergunta? Genericamente posso dizer que felicidade é passar um tempo com as pessoas que você gosta fazendo o que quer que seja, é encontrar aquela pessoa que faz você se sentir único e saber que esse sentimento é mútuo ou simplesmente tirar uma boa nota numa prova difícil.
Independentemente da sua concepção de "felicidade" acredito que ele deve estar ligado a um sentimento bom. A felicidade não é algo fácil de se alcançar pelo menos na minha opinião. Para mim, a felicidade não é nada mais que um prêmio que conquistamos depois de superar dificuldades.
Exemplificando para clarear as idéias: a felicidade para Kelly é passar um tempo com seus amigos independentemente da atividade. Mas infelizmente ela e seus amigos não podem ficar 24 horas juntos, já que cada um tem suas atividades escolares, familiares em resumo sua própria vida. Sendo assim para que todos possam se reunir cada um precisa organizar sua própria vida para ter um tempo para sairem juntos. Neste caso sair com os amigos seria a felicidade como prêmio.
Acho que nós devemos sempre estar a procura da nossa felicidade ou as "nossas felicidades" (se mais de uma coisa te faz feliz), no entanto como eu mencionei no parágrafo anterior para atingirmos uma felicidade precisamos nos organizar e vencer ainda mais dificuldades. Veja como:
Exemplo 2: Angelina adora sair com as amigas, ficar com seu namorado e ir bem nas provas. Ultimamente as amigas reclamam que ela só sai com o namorado, o namorado reclama que ela só estuda e não dá atenção a ele e os estudos bom esses não reclamam ainda, mas tem quem reclame por eles. Impossível resolver a vida dela? Eu diria que não, porém isso não quer dizer que a solução seja simples... Uma sugestão, ela poderia marcar de estudar com as amigas "resolvendo" 2 problemas de uma vez não que estudar com seus amigos resolva o problema estudo e amigo em todos os casos, porque assim como tem que prefira estudar sozinho tem quem prefira estudar com alguém. Existem sempre casos e casos. Esta foi apenas uma sugestão hipotética espero que tenham entendido.
Conforme vamos crescendo nossas vidas começam a ficar mais atarefadas e somos obrigados a abrir mão de algumas coisas para que outras entrem no seu lugar. A felicidade é uma coisa que devemos procurar ter sempre em nossas vidas, porque nos motiva a realizar as tarefas chatas (estudar para muitos) para no final termos nossa recompensa. Esse é um dos melhores sentimentos na minha opinião o sentimento de dever cumprido e o prêmio a nossa espera.
Pense hoje o que te faz feliz, faça planos para atingir sua felicidade e seja feliz =)
Cansa, mas o prêmio compensa!
Agradeço a todos que visitam o blog e aos que comentam também.
Meus sinceros agradecimentos.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Especial - Dia das Crianças
A infância é um período muito bom das nossas vidas que podemos fazer tudo que vem na nossa cabeça e as pessoas não vão nos julgar simplesmente porque somos "crianças". Pois é criança faz prato de papel disco voador, dança folclórica dança do robo e festa séria em festa alegre. Os pais nem sempre veem suas crianças como fonte de alegria, dependendo da situação os veem com vergonha, mas porque ter vergonha se ele esta sendo somente ele mesmo? Sorte dele que ainda pode, porque conforme vamos crescendo infelizmente não podemos fazer tudo que temos vontade de fazer.
A alegria estampada no rosto de uma criança é contagiante quem não tem vontade de abrir um sorriso quando ve um bebe sorrido pra você? Até os mais sérios se rendem a isso (experiência própria).
Devemos educar as crianças com valores que a humanidade tem esquecido. Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.
Mas nunca é tarde pra voltar a ser criança =]
Feliz dia das Crianças .. criançada!
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Dois pesos
Algumas pessoas nos apegamos muita nas nossas vidas e outras pessoas as vezes se apegam muito a nós sem que seja do nosso conhecimento esse fato. Tratamos bem as pessoas que nos apegamos e as vezes não tão bem as pessoas que não temos muitas afinidades. Até ai nenhuma novidade certo?
Os dois pesos que me refiro desta vez é a forma com a qual pesamos as pessoas ao nosso redor. Exemplificando para melhorar o entendimento:
Você no Messenger: aquela pessoa chata insiste em tentar puxar assunto com você sempre que você está saindo fez isso mais uma vez. Você já estava de saída então avisa que está de saída e fim de papo, certo? Errado, eis que surge aquela pessoa que você adora conversar bem na hora que você está de saída. Você está com sono, já deu tchau pra metade do mundo, mas resolve colocar o papo em dia com ela.
Esse exemplo mostra de forma bem sutil como pesamos as pessoas. Você não pensou duas vezes na hora de cortar o papo daquela pessoa "chata" que veio tentar puxar assunto com você, assim como, não pensou duas vezes em prolongar a sua estadia no messenger para colocar o papo em dia com a outra pessoa.
Infelizmente fazemos isso o tempo todo mesmo que não percebemos, normalmente não fazemos por mal, apenas levamos em conta a experiência passada e usamos ela como base para prever o "futuro". No exemplo que eu dei a pessoa "chata" foi chata uma vez e para você ela provavelmente vai ser sempre. Mas não podemos manter esses paradigmas na nossa cabeça, porque aquela pessoa que um dia foi "chata" podia estar num dia ruim, ou outras pessoas "chatas" chatearam o dia dela ou outras milhares de alternativas.
Você já parou pra pensar o quanto pesam as pessoas? Pois é agora que pensou o que acha de tentar nivelar os pesos? Eu disse TENTAR porque não é certeza que isso vai acontecer, porque por mais legais que sejamos algumas pessoas são chatas por natureza!
terça-feira, 14 de setembro de 2010
O Líder
Liderança, de acordo com muitos profissionais uma qualidade cada dia mais escassa no mundo em que vivemos. Mas infelizmente essa qualidade é muito importante para o bom funcionamento de uma empresa, país, loja ou o quer que seja.
O conceito de líder pode ser muito bem entendido pela leitura de O Monge e o executivo, melhore meu entendimento do conceito por meio deste livro e recomendo totalmente.
Muitas vezes o líder é imposto devido a razões históricas (monarquia por exemplo), atualmente no Brasil vivemos numa democracia em que a vontade da maioria define o líder do país, no caso o presidente.
Falando agora um pouco no ambiente corporativo, para não parecer que estou me referindo as eleições. O líder além de ter o dever de organizar e planejar o rumo da empresa tem uma imagem muito importante dentro da empresa. Porque seus colaboradores (porque não gosto do termo subordinado ou empregados) muitas vezes o vêem como um modelo a ser seguido. Para tentar simplificar o entendimento vou colocar um exemplo: o Sr. Peixoto assumiu o cargo de gerência na sua empresa de atum enlatado (Peixoto, atum entendeu? Para que não entendeu foi uma piada!). Seus colegas de trabalho ficaram felizes com a escolha, porque a maioria sabe todos os esforços que ele fez pela empresa. Ele sempre teve a ética e boa conduta como princípio de vida e com certeza vai passar isso ao seus colaboradores. Assim como a vida não são apenas coisas boas com certeza passará por momentos difíceis, terá que tomar decisões, mas como tem princípios de vida vai apoiar-se neles para tomar suas decisões.
A lição que gostaria de tirar desse exemplo é que bons líderes geram bons colaboradores e esses num futuro não muito distante vão gerar outros bons colaboradores e assim sucessivamente. Lógico que o contrário infelizmente também acontece.
Falando da minha experiência tive chefes de diferentes estilos e foi bom ter essa diversidade. Felizmente um que sempre me espelho foi o meu primeiro chefe, aprendi muitas coisas diretamente com ele e muitas outras indiretamente. Maus lideres também passaram pela minha vida, mas felizmente não me deixei contaminar pela sua conduta e mantive a minha. =)
O mundo precisa de líderes que num futuro próximo estarão traçando o futuro da sua empresa, seus país e do mundo. Por isso espelhe-se nos bons líderes, porque quem sabe você não vai ser um ?
Existem qualidades que são atribuídas aos bons lideres, mas isso deixo para vocês pesquisarem um pouco ;P
Concluindo gostaria de agradecer a todos os comentários nos outros posts, fiquei realmente surpreso com algumas opiniões e agradeço de verdade.
Na medida do possível (e quando tiver inspiração) tentarei postar.
Obrigado mesmo a todos que lêem o blog e principalmente aos que comentam.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Confiança em si mesmo
A grande maioria responderia essa pergunta sem sombra de dúvidas "Lógico que confio no meu taco!". Mas essa é realmente a verdade? Palavras são muito fáceis de serem faladas, mas nosso corpo e movimentos involuntários podem nos desmascarar rapidamente.
Afirmar que "sim eu tenho confiança em mim", não vai nos fazer mais confiantes e o fato de outras pessoas escutarem isso da sua boca muito menos. O que vai realmente fazer com que as pessoas percebam que você é uma pessoa confiante consigo mesmo são suas atitudes, a forma como você encara a sua vida e como você se relaciona com as pessoas.
Felizmente pessoas com baixa auto-estima e não muita confiança consigo mesmo tem salvação. Mais uma vez não existe fórmula (até porque se existisse fórmula não teria graça), mas com certeza estar motivado consigo mesmo, estar motivado por fatores externos (amigos) nos ajudam e muito a melhorar nossa confiança.
Existem aquelas pessoas que precisam ouvir das pessoas que elas confiam nela para que ela também confiem nelas mesmas. Mas para outras as atitudes bastam.
Não se esqueça nunca, você só é o que é por causa das suas qualidades e defeitos. E sim todos temos defeitos, e sim alguns defeitos podem ser corrigidos, não que eles necessariamente precisam ser corrigidos para que você tenha confiança, mas para algumas pessoas isso pode ajudar. Então não se esqueça nunca do mais importante, você é especial pelo aglomerado de qualidades e defeitos que o compõem, as pessoas não precisam saber dos seus defeitos, a menos que você queria compartilhar seus defeitos com elas. Aprendi um jeito muito bom pra lidar com meus defeitos, mas não vou dar esse pode não =P Descubra por si próprio e compartilhe, se quiser, óbvio!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Objetivo, Futuro e Sonho.
Começo falando de objetivos, retirado do Wikipedia Objetivo.
O termo objetivo (AO 1945: objectivo) diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido é sinónimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto) como ponto de mira de uma arma ou projéctil.
Todos nós temos nossos objetivos na vida, seja na vida pessoal (casar, formar uma família), na vida profissional (ter um bom emprego, estabilidade financeira) e os nossos sonhos de vida. Este último pode ser qualquer coisa já que cada um tem o seu próprio sonho de vida (alguns querem poder voar, outros conhecer o mundo ).
E estes dois assunto estão muito ligado ao futuro. Ao nosso próprio futuro aonde queremos chegar.
Nem todos ficam se perguntando ou refletindo sobre sua própria vida. Não acho isso errado, pois existem as pessoas que gostam de apenas viver a vida sem nenhum planejamento muito aprofundado. Mas uma idéia vaga de futuro, objetivos e sonhos todos temos em mente.
Durante nossas vidas conhecemos diversos tipos de pessoas, algumas criamos laços mais fortes e somo mais próximos e outras nem tanto. Com essas mais próximas normalmente compartilhamos nossos sonhos mais loucos. E essas pessoas próximas apoiam nossos sonhos por mais impossíveis que pareçam. Com o passar do tempo algumas vezes começamos a tentar conciliar nossos sonhos com os sonhos das outras pessoas. Não percebemos, mas fazemos isso inconscientemente, porque a realização de um sonho de um amigo acaba se transformando na realização dessa pessoa também devido a felicidade da realização do sonho. Ficou um pouco confuso então vou dar um exemplo:
João quer conhecer Paris, mas infelizmente não tem dinheiro para realizar esse sonho. Está trabalhando e juntando dinheiro para pode realizar esse sonho. Num dia seu amigo José te fala sobre uma bolsa para estudar em Paris e João presta a prova. Quando recebe o resultado descobre que passou na prova e vai poder realizar o seu sonho. José fica muito feliz pelo seu amigo conseguir realizar o seu sonho e saber que contribuiu também em parte para a sua realização.
Espero que a história tenha ajudado a entender essa parte da "felicidade pela realização do sonho de outra pessoa".
O quero dizer com tudo isso é que nós muitas vezes traçamos planos para alcançar nossos objetivos, mas muitas vezes não percebemos que as pessoas a nossa volta poderiam(em) estar ajudando a encurtar esse longo caminho até a conquista dos nossos objetivos, se simplesmente percebemos isso.
Você sabe quais são os planos dos seus amigos? Quem sabe você não é o catalisador que faltava para esse amigo realizar um sonho de criança ?
sábado, 4 de setembro de 2010
Amizade
Nunca sabemos onde encontraremos alguém que poderá vir a ser uma grande amizade para o resto da vida.
Mas como construir ou manter esse laço de amizade com alguém? Não existe fórmula para esse tipo de coisa, pois cada pessoa é única e reagirá de maneira diferente dependendo do contexto, humor entre outros milhares de fatores. Mas então como entre milhões de pessoas que conhecemos e passam por nossas vidas eu serei contemplado pela sua amizade ? Como já disse não existe formula. Aliás existe sim.
Ser autêntico, suas características e seu modo de ser vão conquistar (algumas) pessoas e fazer com que outras (ou muitas) não se atraiam por você. Mas não se preocupe assim como algumas pessoas não se interessam por você, você também não se interessa por outras. A vida é assim não como obrigados a nos interessar por todos que conhecemos, mas as poucas pessoas que nos interessamos e se interessam por nós podem se tornar grandes amizades.
Grandes amizades surgem do nada, ficam mais fortes com o tempo e nível de afinidade entre vocês e só geram bons frutos. Boas amizades concedem sacrifícios e muitas vezes colocam de lado seus interesses próprios para colocar os interesses dos nossos amigos em primeiro plano, isso é o que fazemos por nossas grandes amizades, mesmo que talvez eles nunca saibam disso.
Um grande abraço para todas minhas grandes amizades que lêem o blog e para as pessoas que passaram aqui sem querer. E é claro para uma grande amizade em especial que sugeriu o tema, demorei para escrever não está dos melhores, mas aqui está.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Abrir Mão
É muito bom ter objetivos de vida e desejos materiais. Porque é isso que faz nossas vidas terem algum sentido. Precisamos muitas vezes de alguma razão para agirmos em busca dos nosso objetivos.
Mas na nossa vida nem tudo que queremos conseguimos conquistar. Isso pode acontecer por várias razões, mas vou falar somente de um em especial que é o título desse post 'Abrir Mão'.
Abrir mão ou simplesmente desistir de algo não é a solução dos nossos problemas. Mas depois de tanto tentar, procurar, se esforçar e mesmo assim não conseguir completar um objetivo faz parte da vida. Devemos tirar as lições dessa não conquista para que possamos conquistar todas as outras. Mas existe uma linha tênue entre a desistência consciente e a simples desistência.
A desistência consciente é aquela que você para um pouco para pensar em tudo que já fez atrás de um objetivo e percebe que o mais certo é desistir desse objetivo. Não porque você não quer mais esse objetivo ou porque você cansou de tentar, mas porque é o mais certo a se fazer. E a desistência simples é exatamente o contrário dessa que acabei de escrever.
Nas nossas vidas, só nós mesmos sabemos os momentos que realmente teremos que abrir mão de um objetivo, da própria felicidade ou de um bem material para que outra(s) pessoa(s) possam conquistar seu objetivo.
Falando um pouco de mim, já tive que abrir mão de muitas coisas na minha vida. Tanto bens materiais, quanto objetivos e relacionamentos também. Mas o que me deixa tranquilo é que fiz isso pensando não somente em mim e sei que isso acabou beneficiando outras pessoas para que elas pudessem alcançar o delas.
Pense um pouco não só em você ... talvez algo que você abra mão hoje vai fazer a vida de muitas pessoas felizes lá na frente =)
------------------
Agradeço a todos que lêem o conteúdo do blog e também a todos que comentam!
Um abraço para meu amigo Phil pela recomendação no blog dele Vaca Louca que tem um formato totalmente diferente do meu. Se precisar dar umas risadas visite porque sempre tem ótimos videos.
Mais uma vez pessoas me dêem sugestão de temas estou realmente ficando sem idéias!
Quem sabe não rola um prêmio? xD
EU DISSE QUEM SABE!
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Dia dos Pais
Neste final de semana que passou foi o Dia dos Pais. Famílias se reunindo, pais sendo presenteados e todo aquela atmosfera familiar no ar.
Os pais no passado tinham a obrigação de trabalhar para trazer o sustento do lar. Já que as mulheres trabalhavam em casa e cuidavam das crianças. Porém hoje em dia as coisas mudaram bastante, nos lares mais tradicionais talvez esse formato ainda persista. No entanto, hoje em dia é muito comum tanto a mãe quanto ao pai trabalharem. E por causa desse trabalho dos dois, hoje em dia também é muito comum vermos pais que fazem a janta, lavam roupas e limpam a casa. Pois as tarefas domésticas foram dividas entre o casal (em alguns casos).
Os pais tem uma parte importante na educação dos filhos e muitas vezes os vemos como severos demais ou 'chatos'. Mas um dia quando formos mais velhos e nos tornarmos pais e mães saberemos o porque de tudo isso.
Ao meu pai em especial e a todos os pais um Feliz Dia dos Pais [atrasado 8D] =)
Este post ficou bem curto, porque não queria deixar a data se afastar muito.
Prometo que o próximo será maiorzinho e com mais conteúdo! =p
Obrigado a todos os que lêem o blog e comentam.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Curiosidade
Minha intenção era apontar o lado bom e ruim da curiosidade, mas infelizmente o único lado ruim da curiosidade que consegui pensar foi a morte do gato. Porque quando se é curioso, descobre-se alguma nova informação a respeito de um assunto que já era conhecido por você. Ou descobrem-se muitas novas informações, caso você não tenha nenhuma informação a respeito de algum assunto.
Mas infelizmente ser curioso e descobrir coisas novas nem sempre é bom, porque algumas (ou muitas) vezes podemos acabar descobrindo coisas que talvez fosse melhor não sabermos. É um preço que muitas vezes pagamos pela nossa curiosidade, porém não se esqueça que quem resolveu ser curioso foi você!
A vida é um poço de descobertas, talvez nem todas sejam boas, mas com certeza podemos tirar boas lições delas. A escolha é sua se vai ter curiosidade e procurar um 'algo a mais' sobre algum assunto ou se vai manter os conhecimentos que já tem.
------------------
Bom galera gostaria de agradecer a todos que visitam o blog e mais ainda os que comentam! Meu muito obrigado.
Gostaria que vocês sugerissem temas para os próximos posts, pois estou ficando meio sem ideias. Podem mandar via comentário ou no meu twitter @shibul.
Importância
Procurando no Wikipedia encontrei a seguinte definição:"grande valor".
Mas,
Qual o grande valor de um grande amigo?
Qual o grande valor de um bom carro?
Qual o grande valor de uma boa família ?
Sim, cada um tem a sua importância na sua vida. Mas só você pode mensurar o quão importante eles são para você e sua vida. No meu caso vou focar o tema no amigo (não que eu não dê valor a um bom carro [quem não dá? 8D] e muito menos a família, mas o post ficaria imenso).
O que é um grande amigo pra você?
- Aquela pessoa que cede a casa pra toda galera se encontrar?
- Aquela pessoa que você acorda de madrugada pedindo ajuda?
- Aquela pessoa que mesmo sabendo que você não está afim de sair te chama mesmo assim?
Para mim um grande amigo é tudo isso. Mas não estou querendo dizer que para ser um grande amigo tenha que atender a todas essas 'qualidades' muito pelo contrário. Para mim atendendo a uma das opções da sua maneira é mais do que suficiente.
Essas perguntas que coloquei mostram algumas das formas com as quais as pessoas podem expressar o 'grande valor' que elas vêem nos amigos. As pessoas são criadas de formas diferentes e cada uma expressa a importância do seu jeito. Muitas vezes podemos não perceber a importâncias que as pessoas nos dão. Isso não é por conta da insensibilidade dela, talvez ela simplesmente não tenha percebido isso. Por exemplo: vou analisar da minha maneira as 3 perguntas que fiz:
Pergunta 1: Aquela pessoa que cede a casa pra galera se encontrar?
Para mim, o mais importante é ter vocês todos perto de mim.
Pergunta 2: Aquela pessoa que te acorda de madrugada pedindo ajuda?
Para mim, não importa que problema eu tenha, sei que sempre posso contar com a sua ajuda para resolve-lo.
Pergunta 3: Aquela pessoa que mesmo sabendo que você não está afim de sair te chama mesmo assim? Para mim, o mais importante é ter sempre a sua companhia.
Essas foram as minhas impressões, mas as suas podem (e espero que sejam) diferentes da minha.
Então que tal hoje tentar perceber como VOCÊ é importante na vida das pessoas? Mais que isso que tal VOCÊ demonstrar para alguém importante o grande valor delas na sua vida? Mas, vamos tentar ser discretos, a graça da vida é conseguir ler as entrelinhas ;D
Um abraço para meu amigo Phill por ter me dado hum help com esses links malditos que não conseguia fazer! E um abraço ou beijo (se você for mulher óbvio) para todos que lêem o blog, mesmo eu não postando sempre! Muito Obrigado! E não deixem de comentar.
domingo, 18 de julho de 2010
Autoconhecimento
Autoconhecimento de uma forma bem simples é conhecer a si mesmo.
Mas qual a importância disso nas nossas vidas?
Pode parecer sem sentido para muitas pessoas, mas é muito importante se auto-conhecer a mais importante delas eu diria que é poder melhorar. Para ajudar a entender melhor vou usar um exemplo: seu carro não está ligando o que você faz? Antes de poder responder essa pergunta você provavelmente vai verificar se tem combustível, se a bateria esta boa vai fazer uma busca pela causa do problema. Você estará em busca do conhecimento do problema do carro e depois que conhecer o problema vai poder resolve-lo.
Nas nossas vidas sempre devemos buscar melhorar como pessoas, não nascemos perfeitos e todos temos qualidades e defeitos. E o primeiro passo para poder melhorar é o auto-conhecimento. Mas como se autoconhecer? Existem vários testes e várias formas. Uma bastante eficiente é usar os testes e tenho uma ótima indicação. É o site Inspiira o site é bem simples, mas o conteúdo que ele apresenta é fenomenal! Eu fiz e me assustei com o resultado. Quem quiser um otimo Teste de Personalidadeentre nesse site ótimo para se autoconhecer.
Porque autoconhecimento é o primeiro passo poder crescer =)
Obrigado a todos os comentários e todos que lêem o blog mesmo ele estando um pouco desatualizado! Na medida do possível procurarei manter ele atualizado.
sábado, 3 de julho de 2010
Ciclos
Na nossa vida passamos por diversos ciclos(podemos chamá-los de épocas), infância, colegial e assim sucessivamente. Mas não vou me aprofundar em nenhum ciclo específico. Vou falar sobre o tema de uma forma bem geral.
Cada um desses ciclos tem grande importância na nossa vida e a cada ciclo que passamos adquirimos mais experiências e crescemos como pessoas. Vou usar um exemplo não tão feliz, mas que ajude a esclarecer isso.
Um garoto conheceu uma garota de forma totalmente inesperada(porque é assim que a vida funciona). Foram conversando, se conhecendo até que chegou um momento que perceberam quantas coisas tinham em comum. Hobbys, pensamentos e até algumas atitudes. Pelo que parecia eles tinham tudo para da certo, porém eles não deram certo, a comunicação entre eles ficou ruim, pararam de se falar até que num certo ponto o garoto não se sentia mais bem tentando falar com ela e decidiu esquecer essa garota...Mas e todas as conversas? Todos as coisas em comum? Tudo isso foi em vão? Não, com certeza não. Demorou, mas ele conseguiu esquecê-la e seguir sua vida. No momento em que ele conseguiu colocar suas ideias no lugar e esquecer a garota ele colocou fim num 'ciclo' da vida dele.
Usei o exemplo de um relacionamento, mas na nossa vida não se de relacionamentos homem x mulher que a vida é feita. Amizades podem ser ciclos, formas de pensamento podem ser ciclos, tudo dependendo da forma que você analisa pode ser um ciclo. Longe de mim querer que vocês encerrem os ciclos com as pessoas que as vezes nos distanciamos. Mas quando um ciclo começa a nos incomodar ou fazer mais mal do que bem talvez seja hora de repensar nesse ciclo.
Inevitavelmente quando um ciclo termina um novo está prestes a começar, se vai ser melhor ou pior não há como saber previamente. Mas se você tomou a decisão de encerrar um ciclo para começar um novo com certeza será para melhor! Faça suas escolhas, arrisque e inicie novos ciclos na sua vida =p
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Aproveitar
a-pro-vei-tar: tirar proveito
Logicamente, não vou escrever da forma ruim de se aproveitar de uma pessoa, situação ou problema. Muito pelo contrário, falarei como aproveitar uma boa companhia, um bom momento ou uma conquista.
O aproveitar é muito pessoal, se você perguntar aos seus amigos: O que é aproveitar o dia para você? Com certeza ouvirá as mais diversas respostas, desde dormir até estudar(?!).
O mais importante é aproveitar o seu tempo com o que na sua opinião é aproveitar. Seja conversando com amigos, lendo um bom livro, praticando algum hobby, não importa a atividade em si, mas sim se você está ou não aproveitando o tempo que tem.
No meu caso, procuro aproveitar meu tempo de diversas formas: saindo com meus amigos, lendo, fazendo compras ou tirando um tempo para pensar. Essas são as formas as quais aproveito meu tempo.
Procurem aproveitar sempre cada momento e segundo com as pessoas, porque de uma hora para outra sua vida pode dar um giro e você ... aproveitou o tempo que tinha?
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Surpresa
Surpreender alguém pode ser feito de diversas maneiras, mas o resultado nunca vai ser igual. Porque as pessoas são totalmente diferentes. Então algo que funcionou com uma pessoa pode ter um resultado catastrófico com outra.
Porém quem não gosta de uma surpresa? Uma flor num passeio comum com a pessoa amada, um chocolate, uma carta, uma visita ou simplesmente palavras sinceras. Essas pequenas surpresas que podemos fazer para as pessoas podem não parecer tão significantes para nós que realizamos. Mas os resultados para aqueles que recebem não podem ser mensurados.
A melhor maneira de medir se uma surpresa foi eficiente ou não é o sorriso [ou não] que o surpreendido pode dar. Será que alguém vai te surpreender hoje?
terça-feira, 15 de junho de 2010
Copa do Mundo
Sim, ano de copa do mundo é também ano de integração: no trabalho, na faculdade e no ônibus. Não importa onde esteja se você tocar no assunto futebol e copa do mundo vai ter assunto para milhões de debates com desconhecidos.
O sentimento mais bonito que vejo na copa é todo um país se unir para torcer com um mesmo objetivo. Vitória do seu país.
Mas uma coisa que me pergunto é o porquê do povo se mobilizar para apoiar a seleção e em outros assuntos do interesse deles. Não haver essa mesma mobilização. O Brasil assim como todos os países do mundo tem problemas, mas para os mais graves se houver mobilização da maior parte da população as coisas podem mudar para melhor.
Boa sorte na Copa seleção brasileira e boa sorte para o futuro do Brasil porque esse ano tem eleição!
sábado, 12 de junho de 2010
Especial - Dia dos Namorados
Posso falar com certeza que todos que tem um relacionamento durante a semana que antecede o Dia dos Namorados muitas vezes não dorme bem e não come bem. Qual a razão disso tudo? O presente a ser comprado, a reserva naquele restaurante especial a ser feita (porque com certeza ele vai estar cheio no dia) e as surpresas a serem preparadas. Tudo isso requer criatividade, tempo e algumas vezes dinheiro. Mas independentemente do valor o principal é o siginifacado para os dois.
Andando por qualquer shopping podemos ver homens desesperados por presentes que agradem as suas queridas (e vice versa logicamente). Vendedoras usando seu sexto sentido encontrar presentes que possam agradar.E cenas engraçadas como namorado e namorada no mesmo shopping procurando presente um para o outro.
Mas me pergunto agora, porque nós (homens e mulheres) devemos nos preocupar tanto com presentes, surpresas e agrados somente no dia dos namorados? Este não é um dia como qualquer outro? Quer dizer então que os outros dias não precisam ser especiais e únicos somente porque não é "Dia dos Namorados"? Com certeza não! Todos os dias deveriam ser especiais (dentro dos limites lógico, a não ser que você seja rico e queira!) com aqueles que amamos: seja aniversário, Dia dos Namorados ou qualquer data que seja.
Para os enamorados Feliz Dia dos Namorados, aproveitem muito este dia! E para os solteiros, quem sabe não é hoje o dia que você conhece alguém que vai mudar a sua vida?
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Destino
Destino diz respeito a ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos.Fragmento retirado do Wikipedia
Esse destino descrito no texto do Wikipedia é uma das formas de destino que acredito existir. Para ficar mais claro vou dar um exemplo: "João e Maria foram destinados um para o outro." Quem nunca ouviu essa frase na vida? Confesso que já ouvi muitas vezes e posso afirmar com certeza que esse destino realmente existe.
Vou usar um filme para explicar esse tipo de destino, o filme é Just like heaven (E se fosse verdade) que no final da história podemos ver que realmente era para ter acontecido o que aconteceu. E os dois iam se conhecer de uma forma ou de outra.
A outra forma de destino na minha concepção é aquela que as nossas escolhas ajudam a traçar o nosso futuro. Vou usar uma referência para ficar mais claro.
A referência é do filme Hitch - Conselheiro Amoroso. Por meio dessa comédia tirei a ideia que na nossa vida nós devemos criar as oportunidades quando elas não existem. Porque como já falei em alguns outros posts sem ação nada acontece. (Quem não assistiu recomendo! Passa frequentemente na Universal Channel! =D) Não vou falar detalhadamente porque não quero estragar a surpresa de quem não viu. Mas quem viu o filme sabe como isso se desenrola.
Acho que na vida algumas coisas podem até já estarem 'escritas' na nossa vida, mas com certeza muitas coisas boas/ruins que acontecem nela são fruto das nossas escolhas. Mas escolhas é tema para outro post.
Hoje vou agradecer a todos que lêem o blog, a todos que comentam e volto a dizer que sugestões são sempre bem vindas. E um agradecimento a uma pessoa muito especial, porque ela mudou meu destino me incentivando a escrever aqui. Muito obrigado de verdade.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Escolhas
Farei duas suposições diante desse fato: primeiro, ao sair de chinelo você pisar num coco de cachorro e transformar o seu bom humor num péssimo humor. A segunda ao sair de chinelo na rua seu chinelo quebrar no meio da rua e você se ver voltando pra casa pulando como um saci! =p Fui bem pessimista nas suposições, mas foi só um exemplo (podem usar chinelo a vontade na rua só tomem cuidado!). Realmente as suposições que usei foram bem banais, mas essas nossas pequenas escolhas alteram em muito nossos destinos.
Conheço história de pessoas que se conheceram das mais inusitadas formas, porém independentemente dessas tudo está ligado com a escolha que um deles (ou ambos) fez. Escolha de abrir um sorriso para que a outra pessoa se aproxime, a escolha de tentar falar com alguém que você não conhece ou escolha de fazer um elogio sincero. O poder para começar uma nova amizade (ou um novo amor) está nas suas mãos. Só falta você decidir o que fazer com esse poder de escolha que lhe foi concedido.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Ação
Sim AÇÃO é isso que muitas as vezes nossas vidas estão precisando. Diversas vejo pessoas reclamando que suas vidas estão no "piloto automático" naquela rotina casa, trabalho, faculdade e curso. Algumas pessoas não se incomodam disso, acham até confortável ter uma rotina, pois sabem o que fizeram hoje, o que precisam fazer amanhã e assim sucessivamente.
Mas um pouco de ação nas nossas vida não digo que é essencial, mas pode ser a cor que faltava para transformar o dia preto e branco de alguém em talvez o dia mais colorido da vida dela?
Uma visita surpresa, carta, ligação, sms ou que seja um scrap. Pode animar o dia de alguém. Não esquecendo que não há certeza que a surpresa vá agradar, mas se não tentarmos nunca saberemos certo?
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Saudade
Uma frase que ouvi uma vez exemplifica muito bem o que quero dizer: "Sentir saudade não significa que estamos distantes, mas sim que um dia estivemos juntos." não sei quem é o autor da frase. Acredito que a saudade está ligada ao passado: alguém que você passava um tempo junto, alguém que ria sempre com você ou alguém que você compartilhou algum momento especial.
Saudade é um sentimento que leva sempre a algumas reflexões, porque você sente saudade de alguém e se pergunta. Por exemplo, por que não conversamos mais como antes? Por que não saímos mais juntos? A resposta dessas perguntas podem ser das mais diversas: a vida dos dois tomou caminhos diferentes, vocês brigaram ou novas pessoas surgiram na vida de vocês.
Agora pergunto, se essa pessoa te fazia feliz por que não tentar reatar uma amizade antiga? Pode ser que envolvam fatos que impeçam, mas se nenhum dos lados tentar vocês nunca vão reatar essa amizade com certeza. Lógico que se um dos lados não quiser não importa o que o outro faça que não reatarão, porém prefira sempre tentar e saber que fez todo o máximo por isso do que nem tentar.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Lembranças
O mundo não pára e a vida continua.
Mas e o que fazer com todas essas lembranças? Se fosse possível eu colocaria todas essas lembranças numa caixa, fecharia e deixaria guardada num canto da casa. E sempre que precisasse abriria a caixa, lembraria das coisas boas e ruins do passado. Para seguir adiante e não cometer os mesmos erros mais uma vez. Mas tem pessoas que preferem deixá-las em locais a vista e sempre acabam vendo e lembrando desses momentos.
Que tal começar hoje a criar uma nova história que talvez os momentos e lembranças durarão pra sempre ?
Hobbys
Passatempo, mania ou o termo inglês hobby são denominações dadas a uma atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (culinária, esporte, modelagem, pintura) até pura e simples atividades intelectuais (escrever, ler, filosofar, inventar países). Hobbies não devem ser confundidos com jogos, que são diversões envolvendo regras predeterminadas e objetivos.
Até alguns dias atrás não consideraria escrever como um hobby meu. Porque até então não havia dedicado muito tempo nessa atividade. Mas nessa semana graças ao apoio de algumas pesoas resolvi dar um Start nesse projeto que estava empoeirando faz algum tempo. E só tenho a agradecer a essas pessoas. Além de descobrir que posso escrever textos agradáveis, percebi que algumas pessoas se interessam por esses assuntos. O blog ainda tem pouco tempo de vida, mas se depender de mim ele ainda vai ter muitos anos de vida. ;D
Terminado os agradecimentos vamos ao que realmente interessa que é o assunto em questão Hobby. Eles são ótimos passatempos e como são atividades que fazemos por vontade própria ajudam a desestressar. Assim como a definição do Wikipedia podem ser individuais ou em grupo. Particularmente acho que a decisão de ser individual ou não depende de você. Porque tem pessoas que não se sentem tão a vontade em compartilhar seus pensamentos e reflexões. Eu muito pelo contrário prefiro compartilhar, pois acho muito interessante os diferentes pontos de vista e as diferentes discussões que isso pode gerar.
Agora me responda, você tem hobbys certo? E que tal tentar fazer algo diferente? Pode ser que você não descubra nenhum hobby, mas se você não tentar nunca vai saber certo?
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Seu dia precisa de mais horas?
Mas porque deixar pra fazer amanhã o que pode ser feito hoje? E se amanhã acontecer alguma coisa que você não possa fazer o que precisa fazer? E se no dia seguinte isso também acontecer? Lógico que estou super exagerando, mas e se um dia isso for verdade?
Já fui esse tipo de pessoa que deixa as coisas para amanhã, mas para mim o que eu faço hoje pode mudar como minha vida vai ser amanhã. E você que tal começar hoje a mudar o seu amanhã?
terça-feira, 27 de abril de 2010
No que você dedica seu tempo?
Acredite dá pra se tirar muitas lições pra sua vida a partir deles e o máximo que pode acontecer é você pensar em alguma coisa boa que talvez mude a sua vida!
Hoje deixo o trailler de um filme que tirei muitas lições: Hitch com Will Smith. Um pouco velho esse filme, mas sempre passa na Universal Channel pra quem tem Tv por assinatura: http://www.youtube.com/watch?v=zGDS2YxzgWw
Algum dia eu escrevo um artigo sobre ele.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Continuação de Afinidade
Muitas vezes as pessoas nos julgam nossas atitudes sem conhecer os fatos. Mas precisamos tomar cuidado com os nosso julgamentos, porque podemos cometer erros irreversiveis . . .
Então fica a seguinte mensagem: Antes de julgar que tal se informar?
Afinidade
Que tal antes de julgar algum gosto/hobby diferente procurar experimentá-lo? O máximo que pode acontecer é você também gostar. =)