Mostrando postagens com marcador gerente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gerente. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Líder

Neste ano de 2010 estamos num ano eleitoral, já fiz um post sobre o tema político, mas vale lembrar que o presidente do Brasil será o nosso líder por 4 anos.

Liderança, de acordo com muitos profissionais uma qualidade cada dia mais escassa no mundo em que vivemos. Mas infelizmente essa qualidade é muito importante para o bom funcionamento de uma empresa, país, loja ou o quer que seja.

O conceito de líder pode ser muito bem entendido pela leitura de O Monge e o executivo, melhore meu entendimento do conceito por meio deste livro e recomendo totalmente.

Muitas vezes o líder é imposto devido a razões históricas (monarquia por exemplo), atualmente no Brasil vivemos numa democracia em que a vontade da maioria define o líder do país, no caso o presidente.

Falando agora um pouco no ambiente corporativo, para não parecer que estou me referindo as eleições. O líder além de ter o dever de organizar e planejar o rumo da empresa tem uma imagem muito importante dentro da empresa. Porque seus colaboradores (porque não gosto do termo subordinado ou empregados) muitas vezes o vêem como um modelo a ser seguido. Para tentar simplificar o entendimento vou colocar um exemplo: o Sr. Peixoto assumiu o cargo de gerência na sua empresa de atum enlatado (Peixoto, atum entendeu? Para que não entendeu foi uma piada!). Seus colegas de trabalho ficaram felizes com a escolha, porque a maioria sabe todos os esforços que ele fez pela empresa. Ele sempre teve a ética e boa conduta como princípio de vida e com certeza vai passar isso ao seus colaboradores. Assim como a vida não são apenas coisas boas com certeza passará por momentos difíceis, terá que tomar decisões, mas como tem princípios de vida vai apoiar-se neles para tomar suas decisões.
A lição que gostaria de tirar desse exemplo é que bons líderes geram bons colaboradores e esses num futuro não muito distante vão gerar outros bons colaboradores e assim sucessivamente. Lógico que o contrário infelizmente também acontece.

Falando da minha experiência tive chefes de diferentes estilos e foi bom ter essa diversidade. Felizmente um que sempre me espelho foi o meu primeiro chefe, aprendi muitas coisas diretamente com ele e muitas outras indiretamente. Maus lideres também passaram pela minha vida, mas felizmente não me deixei contaminar pela sua conduta e mantive a minha. =)

O mundo precisa de líderes que num futuro próximo estarão traçando o futuro da sua empresa, seus país e do mundo. Por isso espelhe-se nos bons líderes, porque quem sabe você não vai ser um ?

Existem qualidades que são atribuídas aos bons lideres, mas isso deixo para vocês pesquisarem um pouco ;P

Concluindo gostaria de agradecer a todos os comentários nos outros posts, fiquei realmente surpreso com algumas opiniões e agradeço de verdade.
Na medida do possível (e quando tiver inspiração) tentarei postar.
Obrigado mesmo a todos que lêem o blog e principalmente aos que comentam.