Mostrando postagens com marcador objetivo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador objetivo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivo, Futuro e Sonho.

Diferente dos meus outros posts este tem três assuntos como título, coloquei desta forma porque eles estão intimamente ligados. Talvez esse post fique um pouco grande devido aos três assuntos. Mas espero que vocês tenham paciência de lê-lo por inteiro =)

Começo falando de objetivos, retirado do Wikipedia Objetivo.




O termo objetivo (AO 1945: objectivo) diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido é sinónimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto) como ponto de mira de uma arma ou projéctil.





Todos nós temos nossos objetivos na vida, seja na vida pessoal (casar, formar uma família), na vida profissional (ter um bom emprego, estabilidade financeira) e os nossos sonhos de vida. Este último pode ser qualquer coisa já que cada um tem o seu próprio sonho de vida (alguns querem poder voar, outros conhecer o mundo ).




E estes dois assunto estão muito ligado ao futuro. Ao nosso próprio futuro aonde queremos chegar.







Nem todos ficam se perguntando ou refletindo sobre sua própria vida. Não acho isso errado, pois existem as pessoas que gostam de apenas viver a vida sem nenhum planejamento muito aprofundado. Mas uma idéia vaga de futuro, objetivos e sonhos todos temos em mente.







Durante nossas vidas conhecemos diversos tipos de pessoas, algumas criamos laços mais fortes e somo mais próximos e outras nem tanto. Com essas mais próximas normalmente compartilhamos nossos sonhos mais loucos. E essas pessoas próximas apoiam nossos sonhos por mais impossíveis que pareçam. Com o passar do tempo algumas vezes começamos a tentar conciliar nossos sonhos com os sonhos das outras pessoas. Não percebemos, mas fazemos isso inconscientemente, porque a realização de um sonho de um amigo acaba se transformando na realização dessa pessoa também devido a felicidade da realização do sonho. Ficou um pouco confuso então vou dar um exemplo:







João quer conhecer Paris, mas infelizmente não tem dinheiro para realizar esse sonho. Está trabalhando e juntando dinheiro para pode realizar esse sonho. Num dia seu amigo José te fala sobre uma bolsa para estudar em Paris e João presta a prova. Quando recebe o resultado descobre que passou na prova e vai poder realizar o seu sonho. José fica muito feliz pelo seu amigo conseguir realizar o seu sonho e saber que contribuiu também em parte para a sua realização.







Espero que a história tenha ajudado a entender essa parte da "felicidade pela realização do sonho de outra pessoa".





O quero dizer com tudo isso é que nós muitas vezes traçamos planos para alcançar nossos objetivos, mas muitas vezes não percebemos que as pessoas a nossa volta poderiam(em) estar ajudando a encurtar esse longo caminho até a conquista dos nossos objetivos, se simplesmente percebemos isso.





Você sabe quais são os planos dos seus amigos? Quem sabe você não é o catalisador que faltava para esse amigo realizar um sonho de criança ?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Abrir Mão

Muitas vezes nas nossas vidas temos desejos muito grandes: sejam de bens materiais, aquela pessoa especial que você acha que tem tudo para ser o seu par ou simplesmente um grande objetivo de vida.

É muito bom ter objetivos de vida e desejos materiais. Porque é isso que faz nossas vidas terem algum sentido. Precisamos muitas vezes de alguma razão para agirmos em busca dos nosso objetivos.

Mas na nossa vida nem tudo que queremos conseguimos conquistar. Isso pode acontecer por várias razões, mas vou falar somente de um em especial que é o título desse post 'Abrir Mão'.

Abrir mão ou simplesmente desistir de algo não é a solução dos nossos problemas. Mas depois de tanto tentar, procurar, se esforçar e mesmo assim não conseguir completar um objetivo faz parte da vida. Devemos tirar as lições dessa não conquista para que possamos conquistar todas as outras. Mas existe uma linha tênue entre a desistência consciente e a simples desistência.

A desistência consciente é aquela que você para um pouco para pensar em tudo que já fez atrás de um objetivo e percebe que o mais certo é desistir desse objetivo. Não porque você não quer mais esse objetivo ou porque você cansou de tentar, mas porque é o mais certo a se fazer. E a desistência simples é exatamente o contrário dessa que acabei de escrever.

Nas nossas vidas, só nós mesmos sabemos os momentos que realmente teremos que abrir mão de um objetivo, da própria felicidade ou de um bem material para que outra(s) pessoa(s) possam conquistar seu objetivo.

Falando um pouco de mim, já tive que abrir mão de muitas coisas na minha vida. Tanto bens materiais, quanto objetivos e relacionamentos também. Mas o que me deixa tranquilo é que fiz isso pensando não somente em mim e sei que isso acabou beneficiando outras pessoas para que elas pudessem alcançar o delas.

Pense um pouco não só em você ... talvez algo que você abra mão hoje vai fazer a vida de muitas pessoas felizes lá na frente =)

------------------

Agradeço a todos que lêem o conteúdo do blog e também a todos que comentam!

Um abraço para meu amigo Phil pela recomendação no blog dele Vaca Louca que tem um formato totalmente diferente do meu. Se precisar dar umas risadas visite porque sempre tem ótimos videos.

Mais uma vez pessoas me dêem sugestão de temas estou realmente ficando sem idéias!
Quem sabe não rola um prêmio? xD
EU DISSE QUEM SABE!