sábado, 3 de julho de 2010

Ciclos

Definiria ciclo como algo que tem três etapas: início, desenvolvimento e conclusão(ou começo, meio e fim).

Na nossa vida passamos por diversos ciclos(podemos chamá-los de épocas), infância, colegial e assim sucessivamente. Mas não vou me aprofundar em nenhum ciclo específico. Vou falar sobre o tema de uma forma bem geral.

Cada um desses ciclos tem grande importância na nossa vida e a cada ciclo que passamos adquirimos mais experiências e crescemos como pessoas. Vou usar um exemplo não tão feliz, mas que ajude a esclarecer isso.

Um garoto conheceu uma garota de forma totalmente inesperada(porque é assim que a vida funciona). Foram conversando, se conhecendo até que chegou um momento que perceberam quantas coisas tinham em comum. Hobbys, pensamentos e até algumas atitudes. Pelo que parecia eles tinham tudo para da certo, porém eles não deram certo, a comunicação entre eles ficou ruim, pararam de se falar até que num certo ponto o garoto não se sentia mais bem tentando falar com ela e decidiu esquecer essa garota...Mas e todas as conversas? Todos as coisas em comum? Tudo isso foi em vão? Não, com certeza não. Demorou, mas ele conseguiu esquecê-la e seguir sua vida. No momento em que ele conseguiu colocar suas ideias no lugar e esquecer a garota ele colocou fim num 'ciclo' da vida dele.

Usei o exemplo de um relacionamento, mas na nossa vida não se de relacionamentos homem x mulher que a vida é feita. Amizades podem ser ciclos, formas de pensamento podem ser ciclos, tudo dependendo da forma que você analisa pode ser um ciclo. Longe de mim querer que vocês encerrem os ciclos com as pessoas que as vezes nos distanciamos. Mas quando um ciclo começa a nos incomodar ou fazer mais mal do que bem talvez seja hora de repensar nesse ciclo.

Inevitavelmente quando um ciclo termina um novo está prestes a começar, se vai ser melhor ou pior não há como saber previamente. Mas se você tomou a decisão de encerrar um ciclo para começar um novo com certeza será para melhor! Faça suas escolhas, arrisque e inicie novos ciclos na sua vida =p

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aproveitar

Definição do Wikipédia:
a-pro-vei-tar: tirar proveito

Logicamente, não vou escrever da forma ruim de se aproveitar de uma pessoa, situação ou problema. Muito pelo contrário, falarei como aproveitar uma boa companhia, um bom momento ou uma conquista.

O aproveitar é muito pessoal, se você perguntar aos seus amigos: O que é aproveitar o dia para você? Com certeza ouvirá as mais diversas respostas, desde dormir até estudar(?!).

O mais importante é aproveitar o seu tempo com o que na sua opinião é aproveitar. Seja conversando com amigos, lendo um bom livro, praticando algum hobby, não importa a atividade em si, mas sim se você está ou não aproveitando o tempo que tem.

No meu caso, procuro aproveitar meu tempo de diversas formas: saindo com meus amigos, lendo, fazendo compras ou tirando um tempo para pensar. Essas são as formas as quais aproveito meu tempo.

Procurem aproveitar sempre cada momento e segundo com as pessoas, porque de uma hora para outra sua vida pode dar um giro e você ... aproveitou o tempo que tinha?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Surpresa

Muitas vezes nossas vidas estão bem desenvolvidas, mas nada como uma surpresa para melhorar ainda mais o ânimo ou quem sabe acabar com o bom humor.

Surpreender alguém pode ser feito de diversas maneiras, mas o resultado nunca vai ser igual. Porque as pessoas são totalmente diferentes. Então algo que funcionou com uma pessoa pode ter um resultado catastrófico com outra.

Porém quem não gosta de uma surpresa? Uma flor num passeio comum com a pessoa amada, um chocolate, uma carta, uma visita ou simplesmente palavras sinceras. Essas pequenas surpresas que podemos fazer para as pessoas podem não parecer tão significantes para nós que realizamos. Mas os resultados para aqueles que recebem não podem ser mensurados.

A melhor maneira de medir se uma surpresa foi eficiente ou não é o sorriso [ou não] que o surpreendido pode dar. Será que alguém vai te surpreender hoje?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo

Ano de Copa do Mundo é ano de alegria, patriotismo e festa. Seleções dos cinco continentes disputando o titulo de campeão do Mundo. Videntes, comentaristas, jornalista e todo o povo usando seu sexto sentido para acertar o placar dos jogos e o campeão.

Sim, ano de copa do mundo é também ano de integração: no trabalho, na faculdade e no ônibus. Não importa onde esteja se você tocar no assunto futebol e copa do mundo vai ter assunto para milhões de debates com desconhecidos.

O sentimento mais bonito que vejo na copa é todo um país se unir para torcer com um mesmo objetivo. Vitória do seu país.

Mas uma coisa que me pergunto é o porquê do povo se mobilizar para apoiar a seleção e em outros assuntos do interesse deles. Não haver essa mesma mobilização. O Brasil assim como todos os países do mundo tem problemas, mas para os mais graves se houver mobilização da maior parte da população as coisas podem mudar para melhor.
Boa sorte na Copa seleção brasileira e boa sorte para o futuro do Brasil porque esse ano tem eleição!

sábado, 12 de junho de 2010

Especial - Dia dos Namorados

Hoje dia 12 de Junho é comemorado o Dia dos Namorado (no Brasil). Dia tão sonhado para as mulheres enamoradas e dia que traz algumas preocupações para os enamorados.

Posso falar com certeza que todos que tem um relacionamento durante a semana que antecede o Dia dos Namorados muitas vezes não dorme bem e não come bem. Qual a razão disso tudo? O presente a ser comprado, a reserva naquele restaurante especial a ser feita (porque com certeza ele vai estar cheio no dia) e as surpresas a serem preparadas. Tudo isso requer criatividade, tempo e algumas vezes dinheiro. Mas independentemente do valor o principal é o siginifacado para os dois.

Andando por qualquer shopping podemos ver homens desesperados por presentes que agradem as suas queridas (e vice versa logicamente). Vendedoras usando seu sexto sentido encontrar presentes que possam agradar.E cenas engraçadas como namorado e namorada no mesmo shopping procurando presente um para o outro.

Mas me pergunto agora, porque nós (homens e mulheres) devemos nos preocupar tanto com presentes, surpresas e agrados somente no dia dos namorados? Este não é um dia como qualquer outro? Quer dizer então que os outros dias não precisam ser especiais e únicos somente porque não é "Dia dos Namorados"? Com certeza não! Todos os dias deveriam ser especiais (dentro dos limites lógico, a não ser que você seja rico e queira!) com aqueles que amamos: seja aniversário, Dia dos Namorados ou qualquer data que seja.

Para os enamorados Feliz Dia dos Namorados, aproveitem muito este dia! E para os solteiros, quem sabe não é hoje o dia que você conhece alguém que vai mudar a sua vida?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Destino

Destino diz respeito a ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos.
Fragmento retirado do Wikipedia

Esse destino descrito no texto do Wikipedia é uma das formas de destino que acredito existir. Para ficar mais claro vou dar um exemplo: "João e Maria foram destinados um para o outro." Quem nunca ouviu essa frase na vida? Confesso que já ouvi muitas vezes e posso afirmar com certeza que esse destino realmente existe.

Vou usar um filme para explicar esse tipo de destino, o filme é Just like heaven (E se fosse verdade) que no final da história podemos ver que realmente era para ter acontecido o que aconteceu. E os dois iam se conhecer de uma forma ou de outra.

A outra forma de destino na minha concepção é aquela que as nossas escolhas ajudam a traçar o nosso futuro. Vou usar uma referência para ficar mais claro.

A referência é do filme Hitch - Conselheiro Amoroso. Por meio dessa comédia tirei a ideia que na nossa vida nós devemos criar as oportunidades quando elas não existem. Porque como já falei em alguns outros posts sem ação nada acontece. (Quem não assistiu recomendo! Passa frequentemente na Universal Channel! =D) Não vou falar detalhadamente porque não quero estragar a surpresa de quem não viu. Mas quem viu o filme sabe como isso se desenrola.

Acho que na vida algumas coisas podem até já estarem 'escritas' na nossa vida, mas com certeza muitas coisas boas/ruins que acontecem nela são fruto das nossas escolhas. Mas escolhas é tema para outro post.

Hoje vou agradecer a todos que lêem o blog, a todos que comentam e volto a dizer que sugestões são sempre bem vindas. E um agradecimento a uma pessoa muito especial, porque ela mudou meu destino me incentivando a escrever aqui. Muito obrigado de verdade.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Escolhas

A vida é feita de muitas escolhas não é mesmo? Algumas delas são fáceis e não talvez não interfiram tanto na vida como por exemplo, sair de casa de chinelo ou de tenis. Pode parecer muito banal, mas essa escolha ridícula que você acabou de você fazer pode sim fazer diferença na sua vida.

Farei duas suposições diante desse fato: primeiro, ao sair de chinelo você pisar num coco de cachorro e transformar o seu bom humor num péssimo humor. A segunda ao sair de chinelo na rua seu chinelo quebrar no meio da rua e você se ver voltando pra casa pulando como um saci! =p Fui bem pessimista nas suposições, mas foi só um exemplo (podem usar chinelo a vontade na rua só tomem cuidado!). Realmente as suposições que usei foram bem banais, mas essas nossas pequenas escolhas alteram em muito nossos destinos.

Conheço história de pessoas que se conheceram das mais inusitadas formas, porém independentemente dessas tudo está ligado com a escolha que um deles (ou ambos) fez. Escolha de abrir um sorriso para que a outra pessoa se aproxime, a escolha de tentar falar com alguém que você não conhece ou escolha de fazer um elogio sincero. O poder para começar uma nova amizade (ou um novo amor) está nas suas mãos. Só falta você decidir o que fazer com esse poder de escolha que lhe foi concedido.