terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Líder

Neste ano de 2010 estamos num ano eleitoral, já fiz um post sobre o tema político, mas vale lembrar que o presidente do Brasil será o nosso líder por 4 anos.

Liderança, de acordo com muitos profissionais uma qualidade cada dia mais escassa no mundo em que vivemos. Mas infelizmente essa qualidade é muito importante para o bom funcionamento de uma empresa, país, loja ou o quer que seja.

O conceito de líder pode ser muito bem entendido pela leitura de O Monge e o executivo, melhore meu entendimento do conceito por meio deste livro e recomendo totalmente.

Muitas vezes o líder é imposto devido a razões históricas (monarquia por exemplo), atualmente no Brasil vivemos numa democracia em que a vontade da maioria define o líder do país, no caso o presidente.

Falando agora um pouco no ambiente corporativo, para não parecer que estou me referindo as eleições. O líder além de ter o dever de organizar e planejar o rumo da empresa tem uma imagem muito importante dentro da empresa. Porque seus colaboradores (porque não gosto do termo subordinado ou empregados) muitas vezes o vêem como um modelo a ser seguido. Para tentar simplificar o entendimento vou colocar um exemplo: o Sr. Peixoto assumiu o cargo de gerência na sua empresa de atum enlatado (Peixoto, atum entendeu? Para que não entendeu foi uma piada!). Seus colegas de trabalho ficaram felizes com a escolha, porque a maioria sabe todos os esforços que ele fez pela empresa. Ele sempre teve a ética e boa conduta como princípio de vida e com certeza vai passar isso ao seus colaboradores. Assim como a vida não são apenas coisas boas com certeza passará por momentos difíceis, terá que tomar decisões, mas como tem princípios de vida vai apoiar-se neles para tomar suas decisões.
A lição que gostaria de tirar desse exemplo é que bons líderes geram bons colaboradores e esses num futuro não muito distante vão gerar outros bons colaboradores e assim sucessivamente. Lógico que o contrário infelizmente também acontece.

Falando da minha experiência tive chefes de diferentes estilos e foi bom ter essa diversidade. Felizmente um que sempre me espelho foi o meu primeiro chefe, aprendi muitas coisas diretamente com ele e muitas outras indiretamente. Maus lideres também passaram pela minha vida, mas felizmente não me deixei contaminar pela sua conduta e mantive a minha. =)

O mundo precisa de líderes que num futuro próximo estarão traçando o futuro da sua empresa, seus país e do mundo. Por isso espelhe-se nos bons líderes, porque quem sabe você não vai ser um ?

Existem qualidades que são atribuídas aos bons lideres, mas isso deixo para vocês pesquisarem um pouco ;P

Concluindo gostaria de agradecer a todos os comentários nos outros posts, fiquei realmente surpreso com algumas opiniões e agradeço de verdade.
Na medida do possível (e quando tiver inspiração) tentarei postar.
Obrigado mesmo a todos que lêem o blog e principalmente aos que comentam.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Confiança em si mesmo

Uma frase que resume de forma não muito bonita a confiança é aquela velha frase: "Você confia no seu taco?" ou de uma forma mais politicamente correta ela poderia ser traduzida: "Você confia em si mesmo?".







A grande maioria responderia essa pergunta sem sombra de dúvidas "Lógico que confio no meu taco!". Mas essa é realmente a verdade? Palavras são muito fáceis de serem faladas, mas nosso corpo e movimentos involuntários podem nos desmascarar rapidamente.







Afirmar que "sim eu tenho confiança em mim", não vai nos fazer mais confiantes e o fato de outras pessoas escutarem isso da sua boca muito menos. O que vai realmente fazer com que as pessoas percebam que você é uma pessoa confiante consigo mesmo são suas atitudes, a forma como você encara a sua vida e como você se relaciona com as pessoas.







Felizmente pessoas com baixa auto-estima e não muita confiança consigo mesmo tem salvação. Mais uma vez não existe fórmula (até porque se existisse fórmula não teria graça), mas com certeza estar motivado consigo mesmo, estar motivado por fatores externos (amigos) nos ajudam e muito a melhorar nossa confiança.







Existem aquelas pessoas que precisam ouvir das pessoas que elas confiam nela para que ela também confiem nelas mesmas. Mas para outras as atitudes bastam.







Não se esqueça nunca, você só é o que é por causa das suas qualidades e defeitos. E sim todos temos defeitos, e sim alguns defeitos podem ser corrigidos, não que eles necessariamente precisam ser corrigidos para que você tenha confiança, mas para algumas pessoas isso pode ajudar. Então não se esqueça nunca do mais importante, você é especial pelo aglomerado de qualidades e defeitos que o compõem, as pessoas não precisam saber dos seus defeitos, a menos que você queria compartilhar seus defeitos com elas. Aprendi um jeito muito bom pra lidar com meus defeitos, mas não vou dar esse pode não =P Descubra por si próprio e compartilhe, se quiser, óbvio!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivo, Futuro e Sonho.

Diferente dos meus outros posts este tem três assuntos como título, coloquei desta forma porque eles estão intimamente ligados. Talvez esse post fique um pouco grande devido aos três assuntos. Mas espero que vocês tenham paciência de lê-lo por inteiro =)

Começo falando de objetivos, retirado do Wikipedia Objetivo.




O termo objetivo (AO 1945: objectivo) diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido é sinónimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto) como ponto de mira de uma arma ou projéctil.





Todos nós temos nossos objetivos na vida, seja na vida pessoal (casar, formar uma família), na vida profissional (ter um bom emprego, estabilidade financeira) e os nossos sonhos de vida. Este último pode ser qualquer coisa já que cada um tem o seu próprio sonho de vida (alguns querem poder voar, outros conhecer o mundo ).




E estes dois assunto estão muito ligado ao futuro. Ao nosso próprio futuro aonde queremos chegar.







Nem todos ficam se perguntando ou refletindo sobre sua própria vida. Não acho isso errado, pois existem as pessoas que gostam de apenas viver a vida sem nenhum planejamento muito aprofundado. Mas uma idéia vaga de futuro, objetivos e sonhos todos temos em mente.







Durante nossas vidas conhecemos diversos tipos de pessoas, algumas criamos laços mais fortes e somo mais próximos e outras nem tanto. Com essas mais próximas normalmente compartilhamos nossos sonhos mais loucos. E essas pessoas próximas apoiam nossos sonhos por mais impossíveis que pareçam. Com o passar do tempo algumas vezes começamos a tentar conciliar nossos sonhos com os sonhos das outras pessoas. Não percebemos, mas fazemos isso inconscientemente, porque a realização de um sonho de um amigo acaba se transformando na realização dessa pessoa também devido a felicidade da realização do sonho. Ficou um pouco confuso então vou dar um exemplo:







João quer conhecer Paris, mas infelizmente não tem dinheiro para realizar esse sonho. Está trabalhando e juntando dinheiro para pode realizar esse sonho. Num dia seu amigo José te fala sobre uma bolsa para estudar em Paris e João presta a prova. Quando recebe o resultado descobre que passou na prova e vai poder realizar o seu sonho. José fica muito feliz pelo seu amigo conseguir realizar o seu sonho e saber que contribuiu também em parte para a sua realização.







Espero que a história tenha ajudado a entender essa parte da "felicidade pela realização do sonho de outra pessoa".





O quero dizer com tudo isso é que nós muitas vezes traçamos planos para alcançar nossos objetivos, mas muitas vezes não percebemos que as pessoas a nossa volta poderiam(em) estar ajudando a encurtar esse longo caminho até a conquista dos nossos objetivos, se simplesmente percebemos isso.





Você sabe quais são os planos dos seus amigos? Quem sabe você não é o catalisador que faltava para esse amigo realizar um sonho de criança ?

sábado, 4 de setembro de 2010

Amizade

Amizade é uma das bases da nossa vida está junto com a família, pois é nela que nos apoiamos nos momentos de tristeza e compartilhamos os momentos de alegria.





Nunca sabemos onde encontraremos alguém que poderá vir a ser uma grande amizade para o resto da vida.





Mas como construir ou manter esse laço de amizade com alguém? Não existe fórmula para esse tipo de coisa, pois cada pessoa é única e reagirá de maneira diferente dependendo do contexto, humor entre outros milhares de fatores. Mas então como entre milhões de pessoas que conhecemos e passam por nossas vidas eu serei contemplado pela sua amizade ? Como já disse não existe formula. Aliás existe sim.





Ser autêntico, suas características e seu modo de ser vão conquistar (algumas) pessoas e fazer com que outras (ou muitas) não se atraiam por você. Mas não se preocupe assim como algumas pessoas não se interessam por você, você também não se interessa por outras. A vida é assim não como obrigados a nos interessar por todos que conhecemos, mas as poucas pessoas que nos interessamos e se interessam por nós podem se tornar grandes amizades.





Grandes amizades surgem do nada, ficam mais fortes com o tempo e nível de afinidade entre vocês e só geram bons frutos. Boas amizades concedem sacrifícios e muitas vezes colocam de lado seus interesses próprios para colocar os interesses dos nossos amigos em primeiro plano, isso é o que fazemos por nossas grandes amizades, mesmo que talvez eles nunca saibam disso.





Um grande abraço para todas minhas grandes amizades que lêem o blog e para as pessoas que passaram aqui sem querer. E é claro para uma grande amizade em especial que sugeriu o tema, demorei para escrever não está dos melhores, mas aqui está.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Abrir Mão

Muitas vezes nas nossas vidas temos desejos muito grandes: sejam de bens materiais, aquela pessoa especial que você acha que tem tudo para ser o seu par ou simplesmente um grande objetivo de vida.

É muito bom ter objetivos de vida e desejos materiais. Porque é isso que faz nossas vidas terem algum sentido. Precisamos muitas vezes de alguma razão para agirmos em busca dos nosso objetivos.

Mas na nossa vida nem tudo que queremos conseguimos conquistar. Isso pode acontecer por várias razões, mas vou falar somente de um em especial que é o título desse post 'Abrir Mão'.

Abrir mão ou simplesmente desistir de algo não é a solução dos nossos problemas. Mas depois de tanto tentar, procurar, se esforçar e mesmo assim não conseguir completar um objetivo faz parte da vida. Devemos tirar as lições dessa não conquista para que possamos conquistar todas as outras. Mas existe uma linha tênue entre a desistência consciente e a simples desistência.

A desistência consciente é aquela que você para um pouco para pensar em tudo que já fez atrás de um objetivo e percebe que o mais certo é desistir desse objetivo. Não porque você não quer mais esse objetivo ou porque você cansou de tentar, mas porque é o mais certo a se fazer. E a desistência simples é exatamente o contrário dessa que acabei de escrever.

Nas nossas vidas, só nós mesmos sabemos os momentos que realmente teremos que abrir mão de um objetivo, da própria felicidade ou de um bem material para que outra(s) pessoa(s) possam conquistar seu objetivo.

Falando um pouco de mim, já tive que abrir mão de muitas coisas na minha vida. Tanto bens materiais, quanto objetivos e relacionamentos também. Mas o que me deixa tranquilo é que fiz isso pensando não somente em mim e sei que isso acabou beneficiando outras pessoas para que elas pudessem alcançar o delas.

Pense um pouco não só em você ... talvez algo que você abra mão hoje vai fazer a vida de muitas pessoas felizes lá na frente =)

------------------

Agradeço a todos que lêem o conteúdo do blog e também a todos que comentam!

Um abraço para meu amigo Phil pela recomendação no blog dele Vaca Louca que tem um formato totalmente diferente do meu. Se precisar dar umas risadas visite porque sempre tem ótimos videos.

Mais uma vez pessoas me dêem sugestão de temas estou realmente ficando sem idéias!
Quem sabe não rola um prêmio? xD
EU DISSE QUEM SABE!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dia dos Pais

O post está atrasado, mas o que vale é a intenção ?

Neste final de semana que passou foi o Dia dos Pais. Famílias se reunindo, pais sendo presenteados e todo aquela atmosfera familiar no ar.

Os pais no passado tinham a obrigação de trabalhar para trazer o sustento do lar. Já que as mulheres trabalhavam em casa e cuidavam das crianças. Porém hoje em dia as coisas mudaram bastante, nos lares mais tradicionais talvez esse formato ainda persista. No entanto, hoje em dia é muito comum tanto a mãe quanto ao pai trabalharem. E por causa desse trabalho dos dois, hoje em dia também é muito comum vermos pais que fazem a janta, lavam roupas e limpam a casa. Pois as tarefas domésticas foram dividas entre o casal (em alguns casos).

Os pais tem uma parte importante na educação dos filhos e muitas vezes os vemos como severos demais ou 'chatos'. Mas um dia quando formos mais velhos e nos tornarmos pais e mães saberemos o porque de tudo isso.

Ao meu pai em especial e a todos os pais um Feliz Dia dos Pais [atrasado 8D] =)

Este post ficou bem curto, porque não queria deixar a data se afastar muito.
Prometo que o próximo será maiorzinho e com mais conteúdo! =p

Obrigado a todos os que lêem o blog e comentam.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Curiosidade

Como já dizia a frase "a curiosidade matou o gato". É talvez mate mesmo dependendo da situação, mas posso dizer com certeza que essa frase nem sempre é verdadeira. Já que sou um curioso (agora assumido ;]) por diversos assuntos.

Minha intenção era apontar o lado bom e ruim da curiosidade, mas infelizmente o único lado ruim da curiosidade que consegui pensar foi a morte do gato. Porque quando se é curioso, descobre-se alguma nova informação a respeito de um assunto que já era conhecido por você. Ou descobrem-se muitas novas informações, caso você não tenha nenhuma informação a respeito de algum assunto.

Mas infelizmente ser curioso e descobrir coisas novas nem sempre é bom, porque algumas (ou muitas) vezes podemos acabar descobrindo coisas que talvez fosse melhor não sabermos. É um preço que muitas vezes pagamos pela nossa curiosidade, porém não se esqueça que quem resolveu ser curioso foi você!

A vida é um poço de descobertas, talvez nem todas sejam boas, mas com certeza podemos tirar boas lições delas. A escolha é sua se vai ter curiosidade e procurar um 'algo a mais' sobre algum assunto ou se vai manter os conhecimentos que já tem.

------------------

Bom galera gostaria de agradecer a todos que visitam o blog e mais ainda os que comentam! Meu muito obrigado.
Gostaria que vocês sugerissem temas para os próximos posts, pois estou ficando meio sem ideias. Podem mandar via comentário ou no meu twitter @shibul.